Fornecedores da cadeia moveleira participantes do Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações estarão presentes na Feira Internacional da Madeira e da Tecnologia (Fitecma), de 02 a 06 de julho, em Buenos Aires. O projeto, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindmóveis Bento Gonçalves, proporcionará às empresas Adami, Amazonas, Brasmacol, Joelini, Kolafit e Tabone a exposição de seus produtos em um estande coletivo. Essa é a 11ª edição da feira bienal argentina, que, em 2011, recebeu mais de 13 mil visitantes.
Tradicional parceira comercial do Brasil para produtos industriais, a Argentina foi o principal importador de acabamentos e químicos brasileiros em 2012, o segundo maior de acessórios e componentes e o terceiro para tecnologia. Apesar dos recentes entraves enfrentados em relação a exportações para o país vizinho, a Argentina é o segundo principal mercado das empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.
O desempenho das empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil no mercado vizinho vem sendo superior às exportações brasileiras dos mesmos produtos. Depois de uma queda mais amena do que a brasileira em 2012 (3,9% e 12,9%, respectivamente), no primeiro trimestre de 2013 os valores exportados pelo Brasil registraram queda de 2,1%, enquanto as exportações das empresas do Projeto cresceram 8,9% em relação ao mesmo período de 2012.
O Projeto Orchestra Brasil destina-se a promover a inserção competitiva das fabricantes insumos, componentes, tecnologias e serviço de design para o setor moveleiro no mercado externo. Atualmente, 77 indústrias e 32 estúdios de design participam da iniciativa. Entre 2012 e 2013, o convênio de cooperação técnica e financeira entre Sindmóveis e Apex-Brasil prevê ações em 11 mercados-alvo: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Canadá e Turquia.
Projeto Orchestra Brasil leva empresas à Fitecma, em Buenos Aires
27/06/2013