Inscrições seguem abertas para projetos de mobiliário até o dia 31 de agosto; julgamento será em duas etapas a partir de setembro
Está completa a comissão julgadora do Prêmio Salão Design – promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Ao grupo já anunciado semanas atrás, unem-se mais cinco especialistas convidados a analisar os produtos finalistas em janeiro do próximo ano, com base em critérios estético-criativos.
Nesse segundo grupo, estão quatro profissionais já participaram da comissão julgadora em anos anteriores: a crítica, historiadora de design e curadora independente Adélia Borges; e os designers Fernando Mendes, Freddy Van Camp e Paulo Biacchi. A estreante é a jornalista especializada em design e arquitetura Thaís Lauton, da revista Casa e Jardim.
Recentemente, o prêmio já havia divulgado a composição do primeiro grupo de jurados, que vai avaliar os projetos inscritos neste mês de setembro: Ana Brum, do Centro Brasil Design (CBD); Diego Farto, da empresa Artetílica; Giulio Palmitessa, professor da Unisinos; Ricardo Dal Piva, do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário; Silvana Carminati Heckman, da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD).
O Prêmio Salão Design está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para projetos de mobiliário criados por estudantes e profissionais. São cinco categorias para participação: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2022; Desafio do Uso de Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivas.
Também permanecem sendo oferecidos os já tradicionais troféus ‘Professor Orientador’ (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e ‘Madeiras Alternativas’. Esse último é uma parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), reconhecendo o uso de espécies consideradas não muito utilizadas. Além do troféu especial, a categoria inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.
Desde sua criação, em 1988, o Prêmio Salão Design já teve mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 406 premiados. A última edição, em 2020, teve 827 projetos concorrentes. Com patrocínio de Brasmacol, Berneck e Interprint do Brasil, os prêmios são de R$ 6 mil para estudantes e R$ 10 mil para profissionais em cada uma das cinco categorias, além de menções honrosas que podem ser designadas pelos jurados.
O regulamento está disponível no site www.salaodesign.com.br. Siga o prêmio também nas mídias sociais: http://bit.ly/instaPSD e http://bit.ly/facePSD.
Mais sobre os jurados estético-criativos
Adélia Borges: Crítica, historiadora de design e curadora independente, baseada em São Paulo, Brasil. Tem textos publicados em sete línguas e é autora ou coautora de 34 livros. Como curadora, fez mais de 60 exposições em várias instituições do Brasil e na Alemanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Em 2021 recebeu o título de Doutora Honoris Causa em design pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Fernando Mendes: Arquiteto, designer e marceneiro. Atualmente, toca sua marcenaria contemporânea, que usa ferramentas manuais e técnicas artesanais na produção de móveis e objetos desenhados por ele próprio e pelo mestre Sergio Rodrigues, com quem trabalhou e conviveu por mais de vinte anos. Além de dirigir seu Atelier, atualmente é presidente do Instituto Sergio Rodrigues.
Freddy Van Camp: Designer titular da VanCampDesign, com mais de 50 anos de carreira, premiado diversas vezes, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor de livros sobre design. É militante em políticas do Design e pela regulamentação da profissão de designer. Foi professor, diretor e coordenador do Campus da UERJ / ESDI, de 1974 a 2020. Mora em Petrópolis, RJ onde tem seu estúdio.
Paulo Biacchi: Designer de Produtos e sócio do estúdio Fetiche®️. Assina coleções para marcas como Leroy Merlin, Tokstok, Loccitane, Artefacto, Bradesco e MAM SP. Profissional de destaque no cenário do design brasileiro contemporâneo, possui 5 PRÊMIOS MUSEU DA CASA BRASILEIRA, o Oscar do design nacional. Além de ter participado de exposições na Inglaterra, Bélgica, Itália, EUA e Holanda. Em seu canal do Youtube, convida o público a fazer em casa objetos que poderiam estar em qualquer loja de decoração. Comandou por três temporadas o “estúdio de design” do Decora, no canal a cabo GNT, da Globosat. Agora participa ao vivo nas manhãs de sábado, como especialista, no programa É De Casa na Rede Globo.
Thaís Lauton: Formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Thaís Lauton escreve sobre decoração, arquitetura, design e paisagismo há 20 anos. Em Casa e Jardim desde 2004, foi responsável por dar relevância à editoria de paisagismo. Também foi precursora de um blog sobre jardinagem, o Cheiro de Mato, em 2008. Em 2016, assumiu a direção editorial da marca, que detém a liderança do mercado impresso e digital desde agosto de 2017. Desenvolveu projetos como o Prêmio Casa e Jardim que, atualmente, está em sua terceira edição. Nos anos de 2019 e 2020, foi destaque do Prêmio Especialistas, na categoria Decoração. Já integrou o júri de premiações de arquitetura e design nacional.