Pelo sexto ano consecutivo e sob a missão de posicionar profissionais do design brasileiro no exterior, em especial na América do Norte, o Projeto Raiz participa da ICFF 2021, feira âncora da Semana de Design de Nova Iorque e considerada a maior vitrine norte-americana do setor de mobiliário. A iniciativa, realizada pelo Sindmóveis, é promovida com apoio do Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque.
A participação dos designers é fruto do acompanhamento prévio comandado pela direção do Projeto, que avalia individualmente o potencial exportador de cada membro e o direciona de acordo com a estratégia comercial da marca e às exigências deste mercado consumidor. No total serão seis (06) estúdios: Aristeu Pires, Guto Indio da Costa, Marta Manente, Ricardo Rodrigues, Marcelo Ligieri e Sérgio Matos.
Devido ao isolamento social, a ICFF retorna este ano em conjunto com a WantedDesign Manhattan – plataforma dedicada a promover o design e fomentar a comunidade criativa local e internacional, exibindo juntas mais de 350 marcas estabelecidas e emergentes do segmento nos dias 14 e 15 de novembro de 2021. O evento acontece no Javits Convention Center na cidade de Nova York, sob o mesmo tema previsto para 2020, tendo como destaque design original e sustentável, e reunindo uma ampla gama de mobiliário para ambientes residenciais, de contrato e hospitalidade para um público de 10.000 arquitetos, designers de interiores, varejistas, distribuidores, desenvolvedores e imprensa.
No piso inferior, os participantes também terão a oportunidades de se conectar a profissionais da área e participar do round de palestras via ICFF Talks, uma line-up composta com sessões de painel, apresentações principais, conversas lideradas por grandes nomes da indústria e eventos paralelos para trocar estratégias de negócios enquanto fortalecem os relacionamentos na comunidade de design.
O design nacional será representado por peças de mobiliário para interior e exterior e objetos de decoração. “Esta edição é de extrema importância para o Raiz, pois a constância é um fator determinante para o sucesso de um projeto internacional como este e, mesmo com um cenário desafiador relacionado a pandemia, nossos designers seguem atuando no exterior e já são diretamente reconhecidos e procurados por compradores internacionais, sinalizando o potencial criativo e de qualidade do mercado brasileiro, este que é um dos maiores mercados de mobiliário do mundo”, explica Ana Cristina Schneider, Coordenadora do Projeto Raiz.
*Na foto, balanço Revoar, assinado por Marta Manente