Retrospectiva do Prêmio Salão Design 2023

14/12/2023

O ano de 2023 foi um marco na história do Prêmio Salão Design. Promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988, a mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário celebrou 35 anos e 25 edições que ajudam a contar a evolução de formas, funções e materiais que compõem os móveis em diferentes épocas.

“É no design que tudo começa. É nele que tudo se conecta. Pessoas, trabalhos, projetos, ideias. É no design que nossas histórias se entrelaçam – não como correntes com cadeados, mas como argolas livres e únicas”, dizia o manifesto que acompanhou o lançamento da campanha do Prêmio Salão Design 2023. Seguindo o mote da conexão, a premiação realizou diversas ações de aproximação com profissionais e estudantes até chegar ao ápice da edição: a cerimônia de premiação.

Entre fevereiro e março, o cronograma incluiu workshops nas cidades gaúchas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, São Leopoldo e Porto Alegre – levando conhecimento e experiência a alunos das instituições de ensino FSG, UCS e Unisinos. Destas ações participaram as designers Muriele Vivian (estúdio YE Design) e Rejane Carvalho Leite (estúdios Plataforma4 e Carvalho Leite Studio), ambas já contempladas pelo Prêmio Salão Design.

De 11 a 19 de março, o Prêmio Salão Design marcou presença na DW! São Paulo Design Weekend. Com apoio da DW! e da Feira na Rosenbaum, quem passou pela Galeria do Conjunto Zarvos pode conferir um grande totem em formato de cadeira divulgando a 25ª edição do concurso.

premio-salao-design-fsg

Workshops aproximaram o Prêmio Salão Design da comunidade acadêmica

AVALIAÇÕES E ANÚNCIO DOS PREMIADOS
O Prêmio Salão Design 2023 contou com 575 projetos inscritos por profissionais e estudantes de 19 estados brasileiros – além de Argentina, Espanha, Itália, México, Portugal e Uruguai. A primeira fase de avaliação (técnico-funcional) iniciou em abril. Nesta etapa, o júri analisou quesitos como segurança, materiais, viabilidade produtiva, sustentabilidade, entre outros. Esse grupo foi formado por Adriana Fontana (ABD – Associação Brasileira de Design de Interiores); Ana Paula Coelho (Centro Universitário Belas Artes de SP); Eduardo Nuncio (Móveis Carraro); Rodolpho Guttierrez (CBD – Centro Brasil Design) e Sidnei Schenato (Senai-RS).

Duzentos e vinte e oito projetos foram aprovados e considerados finalistas, passando para a segunda etapa de avaliação (estético-criativa). Em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, entrou em cena o segundo júri para analisar presencialmente os 189 projetos entregues. Esse grupo foi formado por Adélia Borges (crítica, historiadora de design e curadora independente); Cris Bava (CasaCor); Paulo Biacchi (designer de produtos), Thaís Lauton (Casa e Jardim) e Winnie Bastian (curadora e produtora de conteúdo). Juntos, definiram os nove premiados de 2023 eleitos pelo júri (relembre aqui).

Mais dois Prêmio Especiais complementaram o hall de contemplados em 2023, totalizando 11 premiados no total. São eles: Prêmio Madeiras Alternativas (categoria especial em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro – SFB, que teve colaboração da pesquisadora associada ao Laboratório de Produtos Florestais – LPF do SFB, Vera Coradin) e Prêmio Voto Popular (esse contou com a participação do público, totalizando mais de 60 mil votos on-line).

MOSTRA NA MOVELSUL BRASIL 2023
Tradicionalmente a feira Movelsul Brasil, realizada pelo Sindmóveis em Bento Gonçalves, apresenta os produtos contemplados pelo Prêmio Salão Design e recebe a cerimônia de premiação com entrega de troféus aos designers. Neste ano, além da mostra em um estande exclusivo, o espaço foi palco de bate-papos apresentados por especialistas em diferentes áreas ligadas ao setor moveleiro – como design, marcenaria, cultura e projetos de interiores. A mostra contou com o Programa Nacional de Apoio à Cultura, Pronac – número 230718 – projeto Salão Design 2023, instituído pela lei nº 8.313/91, também conhecida por “Lei Federal de Incentivo à Cultura” ou “Lei Rouanet” e a realização pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.

gisele-dalla-costa-sindmoveis-premio-salao-design-movelsul-brasil

Gisele Dalla Costa, presidente do Sindmóveis, durante seu pronunciamento na entrega dos troféus aos premiados

PREMIAÇÕES ADICIONAIS
Além das premiações em dinheiro, os contemplados que utilizassem padrões pré-definidos dos patrocinadores Berneck e Interprint concorriam a um prêmio especial: uma viagem para conhecer as fábricas e todo o processo que as duas indústrias utilizam em seus produtos, além de um jantar especial com as equipes. As premiadas desta edição foram Rosana Simões Pires e Ráisa Guerra e Silva.

Já o Prêmio Madeiras Alternativas, categoria especial em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), por meio do Laboratório de Produtos Florestais (LPF), permite que todos os projetos finalistas concorram a essa distinção. Para conquistar a premiação, é preciso que o móvel tenha em sua composição qualquer espécie de madeira brasileira, ainda que conhecida, mas que não figure dentre aquelas consideradas LPF como muito utilizadas no passado ou no presente para a fabricação de móveis e outros produtos. Em 2023, a honraria foi conquistada pelo Plataforma4 (estúdio de Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite). Camila representou o estúdio em uma viagem para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentável na Amazônia e visitou o Laboratório de Produtos Florestais do SFB.

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN
O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. A iniciativa nasceu do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), em 1988, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias. Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano.

Nesses 35 anos de história, soma mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países. Em 2023, a premiação contou com patrocínio master de Berneck e Interprint, além do patrocínio de Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen.