Oficinas com artesãos dão partida ao projeto que vai resultar em uma linha de objetos decorativos para cozinha, com lançamento na Casa Brasil 2013
Ao longo da última semana, começou a tomar forma a parceria entre Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Secretaria de Turismo (Semtur) para resgate e valorização do artesanato local. De 13 a 17 de agosto, o designer Renato Imbroisi e a dupla de arquitetas Tina Moura e Lui Lo Pumo percorreram as comunidades do interior de Bento Gonçalves realizando as primeiras oficinas com artesãos e artistas plásticos para a criação de uma coleção de peças decorativas que será lançada na Casa Brasil 2013, de 13 a 16 de agosto do próximo ano.
O projeto vai aliar técnicas e materiais tradicionais a um design contemporâneo e sofisticado. Os responsáveis pela execução do projeto e realização das oficinas são as arquitetas Tina Moura e Lui Lo Pumo (LT Arquitetura e Design), integrantes da curadoria da Casa Brasil, e o designer carioca Renato Imbroisi. Há dois meses, o trio vinha pesquisando matérias-primas tradicionais no artesanato da Serra Gaúcha e identificando artesãos com interesse em desenvolver uma linha de objetos com design exclusivo e elementos da cultura regional.
Todos os distritos foram visitados para a definição das peças da coleção, que serão criadas a partir de técnicas de cestaria (vime, palhas), tecelagem manual, crochê, bordado e marcenaria. A programação incluiu também uma oficina gastronômica com chefs de cozinha, para inspirar os artesãos a criarem dentro da temática enogastronômica. A partir de agora, tem início a concepção das peças.
Casa Brasil valoriza o artesanato da Serra Gaúcha
20/08/2012