Projeto Orchestra Brasil define ações para 2013

05/12/2012

 
Calendário inclui a participação de designers e fabricantes de insumos para a indústria moveleira em 24 feiras e projetos internacionais
 
O projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações já tem definidas as feiras e projetos internacionais de que participará no próximo ano. O calendário inclui ações de promoção comercial e de posicionamento do setor no exterior segue as diretrizes do planejamento estratégico do projeto, definido em conjunto entre as empresas integrantes e entidades promotoras – Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) e Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos).
 
O projeto Orchestra Brasil destina-se a promover a inserção competitiva das fabricantes insumos, componentes, tecnologias e serviço de design para o setor moveleiro no mercado externo. Atualmente, 68 empresas e 25 estúdios de design participam da iniciativa. Entre 2012 e 2013, o convênio de cooperação técnica e financeira entre Sindmóveis e Apex-Brasil prevê investimentos de R$ 4,88 milhões em ações realizadas em 11 mercados-alvo: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Canadá e Turquia. 
 
Conforme a presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, a oportunidade de integrar o empenho das empresas fornecedoras da indústria moveleira ao Projeto Orchestra Brasil vem permitindo, desde 2006, o acesso a informações concretas sobre o mercado externo, otimizando as estratégias para vendas e direcionando os esforços para reais trocas de experiências com os mercados-alvo. “A partir deste ano, quando agregamos o serviço de design ao projeto, iniciamos um processo de potencialização dos resultados, pois nossas indústrias e nossos designers estão prontos para abrir mais mercados fora do Brasil”, comemora.
 
Orchestra Brasil – ações previstas para 2013
 
Janeiro
– Colombiatex, Medelin, Colômbia: de 22 a 24 de janeiro (ação em parceria com a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil)
 
Fevereiro
– Carnaval Apex, Rio de Janeiro: 8 a 12 de fevereiro
 
Março
– Feira Fimma Brasil, Bento Gonçalves (RS): 18 a 22 de março (Projeto Comprador)
 
Abril
– Feira I Saloni Milano, Milão, Itália: 9 a 14 de abril
– Feira KBIS Kitchen + Bath New Orleans 2013, Chicago, Estados Unidos: 19 a 21 de abril
 
Maio
– Feira Interzum, Colonia, Alemanha: 13 a 16 de maio
– Brasil Casa Design, Bogotá, Colômbia: 21 a 26 de maio
 
Julho
– Feira Bienal Fitecma, Buenos Aires, Argentina: 2 a 6 de julho
– Feira AWFS Las Vegas, Las Vegas, EUA: 24 a 27 de julho
– Projeto Fórmula Indy, junto à Feira AWFS Las Vegas: tour com importadores dos produtos brasileiros (data a definir)
 
Agosto
– Feira Tecnomueble Guadalajara, Guadalajara, México: 14 a 17 de agosto
– Feira Casa Brasil 2013, Bento Gonçalves (RS): 13 a 16 de agosto (Projeto Comprador com 10 importadores; Projeto Imagem com 5 jornalistas internacionais, Seminário Internacional com 2 palestrantes)
– Feira Expo Nacional Ferretera 2013, Guadalajara, México: 29 a 31 de agosto
 
Setembro
– Feira 100% Design London, Londres, Inglaterra: 19 a 22 de setembro
 
Outubro
– Feira de la Construction del Uruguai, Montevidéu, Uruguai
 
Novembro
– Matchmarkin Móvel Design – Ação de interação entre as cadeias de design e insumos para móveis
 
Dezembro
– Feira Design Miami, Miami, Estados Unidos: 4 a 8 de dezembro
 
Ações permanentes
EUA
– Prospeção de oportunidades em design / indústria no mercado focada em construção dentre outros – duração de 12 meses
– Showroom no Centro de Negócios da Apex-Brasil em Miami com 6 empresas participantes
– Manutenção da estratégia de comunicação constante com o mercado prioritário em ações pré e pós-eventos