Brasil seduz

25/09/2007

Os estrategistas das empresas multinacionais estão cada vez mais seduzidos pelo Brasil, o que levou a uma entrada recorde de US$ 35 bilhões em investimentos externos diretos no último ano, afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário econômico francês Les Echos.
“O crescimento econômico conseguido graças ao dinamismo do mercado doméstico e as boas perspectivas de desenvolvimento explicam esse renovado interesse”, observa o jornal.
Segundo a reportagem, a nova onda de investimentos estrangeiros no Brasil está ao nível da verificada durante a fase de grandes privatizações vivida no fim dos anos 1990.
“Durante os primeiros oito meses do ano, os dados oficiais indicam um aumento de 160% nesses investimentos”, informa o jornal.

Voto de confiança
Segundo a reportagem, o governo brasileiro considera esses números como uma demonstração de um verdadeiro voto de confiança dos investidores, apesar das turbulências nos mercados financeiros internacionais.
O jornal comenta que os números foram em parte inflados pela recompra das ações minoritárias da subsidiária brasileira da siderúrgica Arcelor pela indiana Mittal, no primeiro semestre.
Apesar disso, observa a reportagem, outras aquisições de porte ocorridas nos últimos meses apenas reforçam a percepção de que os investidores estrangeiros estão se voltando ao país, como a venda da Serasa à irlandesa Experian, ou das negociações em andamento para a aquisição da VR pela Sodexho.

Fonte – BBC Brasil