Designers de Bento Gonçalves levam criações ao Salão do Móvel de Milão

12/04/2012

 
Participação integra as ações do Projeto Orchestra Brasil, que agora inclui a divulgação do design brasileiro no exterior
 
Dois estúdios de design de Bento Gonçalves participarão da mostra Metro Cúbico, que ocorre paralelamente ao Salão Internacional do Móvel de Milão, de 17 a 22 de abril. Projeto 3 e Gallina&Visentini estão entre os selecionados para a primeira ação do Projeto Orchestra Brasil voltada à promoção do serviço de design brasileiro no exterior. Parceria entre o Sindmóveis e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto existe desde 2006, mas até o ano passado era destinado somente a fabricantes de insumos, componentes e tecnologia para o setor moveleiro. 
Com curadoria da editora da revista Arc Design, Maria Helena Estrada, a mostra Metro Cúbico dará visibilidade a móveis criados por 11 designers brasileiros. O estúdio Projeto 3 participará com a mesa Luana, concebida para o Salão Design da Movelsul Brasil 2012. Seguindo o posicionamento da feira, que foi voltada à nova classe média brasileira, o produto usa pouca matéria-prima, é desmontável e tem como maior diferencial a usinagem aplicada. O diretor da empresa, Daniel Camera, explica que a mesa leva apenas 1,2 m² de MDF em sua composição. Para montagem, as peças são encaixadas entre si e fixadas através de parafusos. “É um projeto simples, com embalagem compacta e cujo diferencial está no processo produtivo”, explica. 
Já o estúdio Gallina&Visentini leva a Milão o banquinho Águia, criado para a Sademi Indústria de Móveis e lançado na Casa Brasil 2011. Fabricada em madeira maciça com acabamento em laca, a peça lembra a forma do pássaro que a intitula, mas tem inspiração nos arcos da ponte do Rio das Antas, Ernesto Dornelles. O banquinho faz parte da coleção Itaiandê, criada com base em características, materiais e elementos da Serra Gaúcha. O designer Cristiano Gallina conta que toda a coleção, composta por 18 peças, foi feita em tempo recorde. “O processo foi muito rápido. Inspiração, pesquisa, projeto e execução dos protótipos levaram apenas quatro meses”, destaca. 
Metro Cúbico é uma das ações do evento Brazil S/A, um lounge para exposição do trabalho de designers brasileiros, no Palazzo Giuresconsulti, região central de Milão. A lista de designers da mostra inclui, ainda, Alfio Lisi, Carlos Alcantarino, Em2 Design, Eulália Anselmo, Flávia Pagotti Silva, Ilse Lang, Marcenaria Llussá, Luiz Pedrazzi e Tina & Lui. Ao longo do ano, o Projeto Orchestra Brasil prevê a participação de designers em outros eventos pelo mundo.