Com desempenho superior à indústria de móveis do RS e do Brasil como um todo, o polo moveleiro de Bento Gonçalves apresentou um crescimento de 10,7% em suas exportações no ano de 2019, em comparação ao ano anterior. Conforme dados levantados junto ao Ministério da Economia / Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as empresas locais exportaram um total de US$ 47 milhões. O mercado externo represente aproximadamente 5% do total do faturamento do polo, que é composto por 300 empresas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.
As exportações vêm num crescente no polo moveleiro nos últimos quatro anos, passando de US$ 34 milhões em 2016 para os valores atuais. Houve um crescimento exponencial em mercados como Reino Unido (+113%) e Estados Unidos (+135%), mas também o alcance de novos mercados, como a Arábia Saudita, que agora representa o 6º principal destino dos móveis exportado pelo polo.
O diretor Internacional do Sindmóveis, Leonardo Dartora, salienta que a Arábia Saudita, sendo a maior economia do Oriente Médio, tem se dedicado a uma maior abertura de seus mercados e surgido como um destino expoente para o polo moveleiro de Bento Gonçalves. “Isso é fruto de um trabalho de análise e diversificação de mercados conduzido pelo Sindmóveis com apoio de seu Comitê Internacional e que reflete no posicionamento das empresas moveleiras”, analisa.
10 principais destinos das exportações de móveis do polo
1º Uruguai
2º Estados Unidos
3º Chile
4º Colômbia
5º Peru
6º Arábia Saudita
7º Reino Unido
8º México
9º Paraguai
10º Panamá