Exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves crescem mais que no Estado

08/02/2011

Responsável pelo maior faturamento e empregabilidade entre os polos moveleiros do país, Bento Gonçalves (RS) registrou desempenho positivo nos mercados interno e externo em 2010. Segundo informações da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, o faturamento total da indústria moveleira do município somou R$ 2,05 bilhões, aumento de 17 % em relação ao valor registrado no ano anterior. O segmento representa 70% da economia de Bento Gonçalves, e o município é responsável por 42% da produção de móveis no Estado. Nas exportações, o polo de Bento Gonçalves registrou aumento de 10,5% em relação a 2009, enquanto no RS o crescimento foi de 5,5%. O setor é responsável por 30% da exportação no RS e 8% no Brasil. Para 2011, a perspectiva é de um crescimento ainda maior – entre 10 e 15%. A região sedia 300 empresas moveleiras. Grande parte construiu marcas de referência no mercado brasileiro, colocando o móvel produzido no país em um novo patamar. Uma das inovações que a indústria de Bento Gonçalves levou para o restante do Brasil é o sistema de lojas próprias, canais exclusivos de vendas. Essa ação reforçou a construção de marcas fortes – entre elas SCA, Todeschini, Dell Anno, Favorita, New, Bentec, Cenci, Evviva e Manfroi – e hoje contam com cerca de duas mil unidades, espalhadas pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal. O diferencial do polo de Bento Gonçalves é o parque produtivo completo, uma rede versátil de fornecedores, além de centros tecnológicos que dão grande apoio a atividades de pesquisa e desenvolvimento e, ainda, instituições voltadas para a formação de recursos humanos qualificados. Para o presidente do Sindmóveis – Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, Glademir Ferrari, o desafio do setor em 2011 é a aposta em design, incentivo no qual a entidade está engajada há muito tempo. “Assim, seremos cada vez mais reconhecidos pela excelência da produção moveleira da região , conquistando maior espaço no mercado internacional”, reforça.