As exportações moveleiras reagiram de modo favorável nos últimos meses de 2020 e a região conseguiu recuperar boa parte das perdas que ocorreram no segundo trimestre do ano passado, considerado o pior período para os embarques de móveis. No polo moveleiro de Bento Gonçalves, os valores exportados em dólares ficaram praticamente estáveis em relação ao ano anterior e melhor desempenho em comparação ao estado e país. Foram exportados US$ 47,6 milhões, o que representa uma queda de 0,2% em comparação a 2019.
Os Estados Unidos estão consolidados como o principal destino dos móveis da região. Destaques também para os bons resultados foram registrados para Peru, Reino Unido, Porto Rico, Equador, França e Emirados Árabes Unidos. Os dados são originários do Comex Stat – portal oficial de estatísticas de comércio exterior do Brasil – e apurados pela Inteligência Comercial do Sindmóveis Bento Gonçalves.
Bento Gonçalves encerra o ano com melhor desempenho em comparação ao estado e país. Embora as exportações do RS e Brasil os últimos meses do ano tenham retomado uma trajetória positiva a partir dos níveis pré-pandemia, ainda não foram capazes de recuperar as perdas do ano. No RS, a queda foi de 9,8% e, no Brasil, de 2,0%.
As previsões são de continuidade da trajetória positiva, sustentadas pela alta demanda por mobiliário e expectativas de vacinação e controle da pandemia. Contudo, o cenário ainda desperta preocupações devido a persistência de muitas incertezas e volatilidade no mercado internacional.
O polo moveleiro de Bento Gonçalves engloba cerca de 300 indústrias e inclui, também, os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.
Principais destinos dos móveis produzidos no polo moveleiro de Bento Gonçalves em 2020
- Estados Unidos
- Uruguai
- Peru
- Chile
- Reino Unido
- Colômbia
- México
- Paraguai
- Porto Rico
- Bolívia