A Movelsul Brasil 2010, maior feira de móveis da América Latina, abriu oficialmente na tarde desta segunda (22) com a expectativa de receber um público superior a 34 mil visitantes, entre representantes, lojistas e demais profissionais do setor moveleiro, oriundos de 68 países.
Com a presença da governadora Yeda Crusius, deputados estaduais, federais, secretários de Estado e inúmeras outras autoridades, a 17ª edição da feira, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis) de Bento Gonçalves, conta com 375 empresas, de oito estados brasileiros (DF, ES, MG, PE, PR, RS, SC e SP), expondo numa área climatizada de aproximadamente 58 mil metros quadrados. Ao final, deverão ser gerados negócios na ordem de US$ 300 milhões.
O presidente do evento, Marcelo Haefliger, destacou na abertura os novos projetos – “Móveis e Imóveis” e “Consumidor do Novo Brasil”, além do já consagrado Salão Design, que está na 14ª edição. “Hoje nos encontramos para a abertura desta, que é a maior feira de móveis da América Latina, e que se consolida cada vez mais no mercado internacional moveleiro”, afirmou.
Para o presidente do Sinmóveis, Glademir Ferrari o momento é propício para lembrar da importância do setor moveleiro para o país, para o Estado e, principalmente, para a região. “Os fabricantes de móveis do Rio Grande do Sul são responsáveis por quase 2% do PIB do Estado. Temos cerca de 2.200 empresas que geram trabalho e renda para 4% dos trabalhadores da indústria gaúcha. Em 2008, nosso setor faturou 17,61% do PIB brasileiro, aproximando-se de uma receita de R$ 4 bilhões. Também fomos responsáveis por quase 30% das exportações nacionais do setor”, ressaltou.
O prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, fez questão de homenagear os trabalhadores das indústrias moveleiras e o dever que a municipalidade tem de apoiar o setor. “Aproveito a oportunidade, na presença da nossa governadora Yeda (Crusius), para convidá-la para lutar as lutas da Serra Gaúcha, em especial de Bento Gonçalves”. Lunelli destacou a questão da localização do Aeroporto da Serra Gaúcha e da importância da prorrogação da redução do IPI sobre os móveis. “Como o Governo Federal conseguiu implantar o programa Minha Casa, Minha Vida, acredito que quem tem direito à casa nova, tenha direito também à mobília nova”, disse ele.
Finalizando os pronunciamentos, a governadora do Estado, Yeda Crusius, afirmou que será sempre parceira a projetos que beneficiem o Estado e que, quando assumiu a condição de Governadora, estava disposta a trabalhar por toda a população. “Tudo que se faz com amor, se faz diferente. Creio também que unidos politicamente podemos sensibilizar o Governo Federal para prorrogar o prazo de redução do IPI sobre os móveis e que permita o acesso de todos à casa própria”, salientou.
Ainda em seu discurso, a Governadora garantiu a duplicação da RSC-470, entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, e da RSC-453, entre o trevo de Garibaldi e Bento Gonçalves até Farroupilha. “Quero garantir a duplicação, independente de quem assumir o Governo no próximo ano”, finalizou.
A Movelsul apresenta até sexta-feira (26), inúmeros projetos. Além do tradicional Salão Design, que está na 14ª edição e, desde 2006 é realizado anualmente, do Projeto Comprador, dos projetos Imagem (Internacional e Nacional), duas novidades atraem um público diferenciado ao evento: o projeto Móveis e Imóveis, que une a indústria moveleira e empresas da construção civil e o projeto Consumidor do Novo Brasil, que visa mostrar que móveis e imóveis populares podem ter design acessível.
O evento dá ainda prosseguimento ao Projeto Floresta Movelsul, iniciado em 2008, com o plantio de uma árvore nativa simbolizando cada edição da feira e, neste ano, com a distribuição de cerca de mil mudas de árvores, também nativas, durante toda a terça-feira (23).
Além dos projetos, a Movelsul apresenta uma estrutura de serviços com ambulatório, internet gratuita (wireless), áreas para alimentação e descanso e traslados dos aeroportos de Caxias do Sul e Porto Alegre para Bento Gonçalves e dos hotéis para a feira, como também de retorno.
O horário de visitação à feira é das 12h às 20h. O credenciamento e mais informações podem ser obtidas no site www.movelsul.com.br
Governadora confirma obras na abertura da Movelsul Brasil 2010
23/03/2010