A atenção do setor moveleiro está voltada para Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, onde ocorre a 24ª edição da Movelsul Brasil – principal feira de móveis da América Latina, que iniciou nesta segunda-feira (17), e recebe visitantes até o dia 20 de fevereiro. São 247 marcas expositoras apresentando seus lançamentos a lojistas, varejistas, arquitetos, designers e importadores vindos dos principais mercados-alvo do segmento de móveis.
A Movelsul Brasil é realizada desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Na cerimônia de abertura oficial, a presidente da entidade, Cíntia Weirich, destacou a importância do trabalho colaborativo para o evento acontecer. “Meu muito obrigada a toda a diretoria, equipe técnica e assessorias do Sindmóveis. Em conjunto, estamos entregando uma feira de enorme importância para o setor moveleiro”, disse.
Ela também destacou os desafios que o setor moveleiro vem enfrentando nos últimos anos. “Incertezas da pandemia, catástrofes climáticas, custos de matérias-primas, logística, tributos e tantos outros obstáculos que muitas vezes fazem os empresários se perguntarem se vale a pena continuar. Continuamos porque acreditamos no setor moveleiro, no Brasil, nas pessoas. Porque somos resilientes”, afirmou Cíntia.
O OLHAR DAS LIDERANÇAS SOBRE A MOVELSUL
Gustavo Ângelo Rech – gerente regional do Sebrae RS:
“A Movelsul com certeza faz muita diferença para Bento Gonçalves, mas também para a Serra gaúcha e para o nosso estado. Extremamente importante tanto para os pequenos negócios que envolvem a cadeia produtiva do móvel mas também para todas as grandes empresas que fazem parte de alguma forma desse setor”.
Guilherme Pasin – deputado estadual presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho:
“Parabéns à presidente, Cíntia Weirich, pela coragem junto à sua diretoria, de apresentar mais essa edição da maior feira de móveis da América Latina. Uma cadeia tão importante, que movimenta tanto a nossa economia – com geração de empregos, transformação de vidas. A pujança de uma cidade e um setor que tanto sofreu, mas nunca deixou de apoiar as nossas comunidades”.
Diogo Segabinazzi Siqueira – prefeito municipal de Bento Gonçalves:
“A feira gera desenvolvimento para Bento Gonçalves. Nesses dias a gente vai ter aqui empresários, compradores, vendedores, pessoas de todos os lugares do Brasil, do mundo inteiro, participando da realidade de Bento Gonçalves. Isso movimenta nossa economia. Em primeiro lugar, essa potência que é a indústria moveleira, que vai desenvolver outros setores. A construção civil, transportes, serviços, turismo, hotéis, gastronomia”.
Ernani Polo – secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, representando o governador Eduardo Leite
“Depois de um período que vivemos aqui de pandemia, de enchentes, de um período que a feira aconteceu junto com a Fimma, agora há um novo modelo de organização intercalada, e saudamos com muita alegria a retomada desse evento que é muito importante para o estado, sobre o aspecto do foco do evento, que é o setor moveleiro, mas também por tudo que representa para a economia”
SERVIÇO
O quê: Movelsul Brasil 2025
Quando: 17 a 20 de fevereiro, das 12h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Credenciamento: antecipado pelo site movelsulbrasil.com.br ou no momento de visita à feira (a credencial é gratuita e garante acesso aos quatro dias de evento, incluindo as palestras da Arena do Conhecimento)
Realização: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves
Patrocínio da Movelsul Brasil: Banrisul, Sayerlack, Sebrae, Sicredi e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Patrocínio do Movelsul Conecta: Sayerlack, Cinex, Obispa e Atria
Patrocínio do Prêmio Salão Design: Duratex e Interprint (Master), Akeo (Standard) e Renna (Especial)