Principal feira de móveis e complementos da América Latina, a Movelsul Brasil chega a sua 19ª edição em 2014. Nos cinco dias de feira, expositores de todo o país se reunirão em Bento Gonçalves para apresentar novidades voltadas à nova classe média brasileira. Com expectativa de gerar U$S 300 milhões em negócios em um horizonte de 12 meses, a feira já tem 98% dos espaços comercializados e espera receber mais de 38 mil visitantes. Na última edição, em 2012, foram movimentados U$ 360 milhões em negócios, 10% acima da expectativa. Contudo, diante do cenário de desaquecimento do consumo e, por consequência, do varejo de móveis, a Movelsul reduziu sua projeção para a 19ª edição. A segmentação dos expositores por tipo de produto, iniciada em 2012, terá continuidade. Segundo pesquisa de satisfação da Romagna Pesquisas encomendada pelo Sindmóveis, o tempo de visitação dos lojistas, importadores, representantes comerciais, estudantes, arquitetos e designers entrevistados foi otimizado entre 20% e 30%, aumentando assim as possibilidades de negócios. O presidente da Movelsul Brasil 2014, Henrique Tecchio, reforça a contribuição do formato segmentado para a geração de negócios na feira. “As principais feiras moveleiras do mundo vêm adotando há algum tempo o formato segmentado, seja por estilo ou tipo de produto. Isso facilita a comparação de produtos e preços e direciona melhor o visitante caso ele tenha interesse específico por um nicho de produto”, indica o presidente. Ao todo, a Movelsul ocupa mais de 57 mil metros quadrados do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Em 2014, os pavilhões A, B, C e D receberão os fabricantes de móveis para escritório, cozinhas, dormitórios, áreas de serviço, banho, jardim e complementos. O pavilhão E será destinado aos estofados, colchões, copas, sala de jantar e estar e complementos. Eletros e tapetes terão seus representantes no pavilhão F. O tradicional Projeto Comprador, realizado pelo Sindmóveis em parceria com a Apex-Brasil, manterá o formato adotado desde a última Movelsul, com reuniões realizadas nos próprios estandes. A iniciativa possibilita que empresas brasileiras realizem rodadas de negócios diretamente com importadores de diversos países. Em 2012, mais de 600 encontros foram promovidos com representantes de 18 nacionalidades, resultando em U$S 35 milhões em negócios.
A Movelsul Brasil será realizada de 24 a 28 de março de 2014, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.movelsul.com.br.