Números da 26ª edição do Prêmio Salão Design

08/08/2024

Criatividade, ergonomia, segurança, sustentabilidade e inovação serão alguns dos critérios utilizados pelos jurados do Prêmio Salão Design para avaliar os 450 projetos de mobiliário inscritos na 26ª edição da premiação. Agora, profissionais e estudantes de 17 estados brasileiros (destaque para SP, RS, PR, SC e MG), além de participantes da Argentina, Uruguai, México e Colômbia, ficam na expectativa pelo resultado da primeira etapa avaliativa para descobrirem se serão finalistas.

Cinco jurados compõem a fase de avaliação técnico-funcional, que ocorre remotamente de 09 a 31 de agosto de 2024. Nesse período, Bianka Mugnatto (designer), Daniel Camera (arquiteto), Ken Fonseca (designer), Natasha Schlobach (designer) e Salete Dal Mas (analista de serviços técnicos e tecnológicos do Senai-RS) analisarão critérios como ineditismo; forma e função; ergonomia; segurança; sustentabilidade; viabilidade produtiva, entre outros.

O resultado da primeira etapa será anunciado no dia 10/09/2024. Todos os aprovados são considerados finalistas e passam para a segunda fase, ou seja, estarão aptos a concorrer às premiações em dinheiro, aos troféus e às menções honrosas – além dos prêmios especiais Voto Popular e Madeiras Alternativas.

Nos dias 16 e 17 de dezembro de 2024, outros cinco jurados utilizarão sua expertise para avaliar os produtos presencialmente em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. Criatividade; originalidade; inovação; materiais utilizados e fidelidade do produto ao projeto apresentado na primeira etapa são alguns dos critérios que nortearão o olhar de Amanda Ferber (arquiteta), Fernando Mendes (arquiteto e designer), Freddy Van Camp (designer), Regina Galvão (jornalista) e Winnie Bastian (arquiteta e jornalista).

As estrelas da 26ª edição do Prêmio Salão Design serão anunciadas no dia 06/01/2025. Os produtos poderão ser conhecidos pessoalmente durante a mostra na feira Movelsul Brasil 2025, que ocorrerá de 17 a 20 de fevereiro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Nesta edição, além de tradicionalmente apresentar os premiados, a mostra contará com os produtos finalistas – criando uma imersão ainda mais completa no universo do design de mobiliário.

Mostra do Prêmio Salão Design na feira de móveis Movelsul Brasil 2023

DESAFIOS E PREMIAÇÃO
Além de até R$ 80 mil em prêmios, os contemplados ganham troféu, visibilidade no mercado e ampliam a rede de contatos para prospectar parcerias – tudo isso com a chancela de uma premiação tradicional, idônea e referência no mercado. Os 450 projetos inscritos concorrem em cinco desafios: Espaços em Transformação (mobiliário que apresente soluções para as atuais transformações nos lares, espaços de convivência ou de trabalho); Identidade Brasileira 2025 (proposta que represente o DNA da cultura brasileira e do Brasil contemporâneo); Uso de Painel (mobiliário que utilize em sua estrutura, total ou parcial, painéis de MDP ou MDF com qualquer tipo de revestimento e em qualquer tipo de acabamento); Tecnologia e Sustentabilidade (móvel que utilize inovações tecnológicas produtivas, construtivas e funcionais que contribuam com pelo menos um dos sete pilares da sustentabilidade: social, econômico, ambiental, cultural, ético, político e estético); Experiências Positivas (o design como ferramenta para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, alegria, entre outras sensações e realizações positivas).

O Prêmio Voto Popular, lançado em 2023 e que conta com a participação do público, desta vez será duplo: um para profissionais e outro para estudantes. Todos os finalistas, ou seja, projetos aprovados pelo júri da primeira etapa (técnico-funcional), concorrem a essa distinção. Outras premiações especiais são o Troféu Professor Orientador e o Prêmio Madeiras Alternativas – esse, uma parceria com o Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para reconhecer o uso de espécies nativas de manejo sustentável. Além de troféu, o Prêmio Madeiras Alternativas concede uma viagem para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentável na Amazônia e visita ao LPF.

SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira de design de mobiliário. Nasceu em 1988 como iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), para promover inovação e competitividade ao setor. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidade de parcerias. Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Em 2025, conta com Patrocínio Master de Duratex e Interprint, Patrocínio Standard de Akeo e Patrocínio Especial de Renna.

SOBRE O SINDMÓVEIS
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar as empresas localizadas nos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e parcerias público-privadas tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.