Orchestra Brasil presente na Xylexpo Milão

17/05/2012

Projeto do Sindmóveis para promoção de empresas fornecedoras do setor moveleiro no exterior prevê a participação em dezenas de feiras internacionais em 2012
 
De 8 a 12 de maio, as empresas brasileiras Brasmacol, CPI Papéis (com a marca Tegus), Kolafit e Promob participaram da Xylexpo Milão – Feira Mundial Bienal para Tecnologia em Madeira e Fornecimento para Móveis. As fabricantes expuseram seus lançamentos no estande do Projeto Orchestra Brasil de promoção à exportação, promovido pelo Sindmóveis em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Mesmo com a situação econômica ainda delicada, a Itália mantém sua posição de terceiro maior produtor de móveis do mundo, com uma indústria moveleira quase três vezes maior que a do Brasil, além de ser terceiro maior exportador de móveis, atrás apenas da China e da Alemanha. 
Esta foi a terceira participação da fabricante Kolafit na Xylexpo, e o diretor da empresa, Fulvio Carvalho, foi em busca de novos parceiros comerciais. Para ele, o evento mantém sua pujança pela infraestrutura oferecida na cidade de Milão, além da localização privilegiada, facilitando o acesso de visitantes de toda a Europa. O empresário buscou novos mercados, já que a Xylexpo é uma feira visitada pela indústria moveleira mundial – incluindo os países da América Latina, principal mercado consumidor dos insumos brasileiros. “Quando participamos pela primeira vez da feira, em 2008, tivemos recorde absoluto de atendimento de países diferenciados, chegando a atender 24 nacionalidades. Mas, em 2010, a visitação deixou muito a desejar. Contudo, sabemos que os negócios não podem parar e a máquina tem que voltar a girar”, avalia.
A participação na Xylexpo é estratégica para o Projeto Orchestra Brasil, por se tratar de uma das mais importantes feiras do mundo para os fornecedores do setor moveleiro. Conforme o assessor de Inteligência Comercial do Sindmóveis de Bento Gonçalves, Eduardo Santarossa, a Itália, em si, não está entre os mercados prioritários nem secundários do projeto. Mesmo assim, a participação é fundamental na prospecção de novos negócios para as empresas participantes. Isso porque, além da importância da Itália no mercado mundial de móveis, a feira recebe alguns dos principais compradores dos insumos para a indústria moveleira mundial e latino-americana. Quase metade dos visitantes da Xylexpo não é italiana e pelo menos 30% dos expositores da última edição foram provenientes de outros países. 
O Projeto Orchestra Brasil foi criado em 2006 para estimular a internacionalização de fabricantes de insumos, componentes e tecnologia para a indústria do mobiliário. A partir desse ano, passa a englobar, também, serviços de design, chegando ao número de 70 participantes.