Cada edição do Prêmio Salão Design conta um novo capítulo sobre a história do mobiliário, ajudando a identificar não apenas tendências como também o contexto social de diferentes épocas. Em 2022 não é diferente: os projetos premiados confirmam que novas funcionalidades, mistura de materiais e viabilidade industrial são fortes características nos móveis brasileiros – possivelmente reflexo do mundo pandêmico.
Os 562 projetos inscritos por profissionais e estudantes de 12 países passaram por duas etapas de avaliação. A primeira, realizada em setembro de 2021 e com viés técnico-funcional, contou com o olhar de Ana Brum, do Centro Brasil Design (CBD); Diego Farto, da empresa Artetílica; Giulio Palmitessa, professor da Unisinos; Ricardo Dal Piva, do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário e Silvana Carminati Heckman, da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD).
Já na segunda fase, focada em critérios estético-criativos, entraram em ação Adélia Borges, crítica, historiadora de design e curadora independente; e os designers Fernando Mendes, Freddy Van Camp e Paulo Biacchi – além da jornalista especializada em design e arquitetura Thaís Lauton, da revista Casa e Jardim.
A PREMIAÇÃO
Esta edição foi dividida em cinco categorias desafio: Espaços em Transformação; Identidade Brasileira 2022; Uso de Painel; Tecnologia Embutida e Experiências Positivas. Além das premiações em dinheiro, serão entregues troféus, menções honrosas e o especial ‘Madeiras Alternativas’ (parceria com o Serviço Florestal Brasileiro para reconhecer o uso de espécies nativas de manejo sustentável). Essa, além de troféu especial, inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.
OS PREMIADOS
DESAFIO DOS ESPAÇOS EM TRANSFORMAÇÃO (modalidade profissional)
Banco Tangará – design de Camila Fix, Flávia Pagotti Silva, Amelia Tarozzo, Rejane Carvalho Leite (Plataforma4 para Móveis James), São Paulo (SP)
DESAFIO DA IDENTIDADE BRASILEIRA 2022 (modalidade profissional)
Banco Tabuba – design de Bruno Camarotti (Estudio Camarotti), São Paulo (SP)
Menção honrosa (modalidade profissional)
Cadeira Sela – design de Ibanez Reck Razzera (Estudio Chacra para Tumar Móveis), Chapecó (SC)
DESAFIO DO USO DE PAINEL (modalidade profissional)
Linha Joy – Dari Beck (Flexbeck Soluções Corporativas Ltda), Curitiba (PR)
Menção honrosa (modalidade profissional)
Aparador-14Biss – design de Dari Beck (Flexbeck Soluções Corporativas Ltda), Curitiba (PR)
DESAFIO DA TECNOLOGIA EMBUTIDA (modalidade profissional)
Sofá Maré – design de Marta Manente (Estúdio Marta Manente Design para Modalle Móveis), Bento Gonçalves (RS)
Menção honrosa (profissional)
Mesa Latitude – design de Camila Fix K Decourt, Flávia Pagotti Silva, Amelia Tarozzo, Rejane Carvalho Leite (Plataforma4 para Origin Brazil), São Paulo (SP)
DESAFIO DAS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS (modalidade profissional)
Pudu – design de Gabriel Antunes Henke Carrano para Ricardo Schneider Móveis, São Miguel Arcanjo (SP)
PRÊMIO MADEIRAS ALTERNATIVAS (modalidade profissional)
Banco Movimento 5 – Maria Dalila Bohrer, Porto Alegre (RS)
ESSA HISTÓRIA TEM DESIGN
Desde 1988, o Prêmio Salão Design já soma mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 415 premiados. Realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), conta com patrocínio de Brasmacol, Berneck e Interprint do Brasil.