Projeto Orchestra Brasil apoia participação brasileira na Colombiatex

21/01/2013

 
Em sua primeira ação no ano de 2013, o Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações participará da feira Colombiatex, de 22 a 24 de janeiro, em Medellín, Colômbia. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o projeto divulgará o design brasileiro de móveis por meio da ambientação de um lounge com mobiliário premiado na última edição do Salão Design. O Componível Grass, desenvolvido pelo designer argentino Alain Blatché para a Butzke, foi um dos projetos vencedores da categoria Móveis Desmontáveis para o Mercado Internacional, modalidade Indústria.
 
 A categoria foi criada especialmente para estimular a internacionalização do setor moveleiro, com a finalidade de promover o design e designers brasileiros no exterior em importantes feiras internacionais de moda. A linha Grass é composta por chaises e poltronas modulares que possibilitam combinações ilimitadas, respeitando a premissa básica da categoria em que o móvel foi premiado – a facilidade de desmontagem do produto, possibilitando redução dos custos logísticos. Na avaliação dos jurados, embora o mobiliário seja de grandes dimensões, ocupa pouco espaço quando desmontado.
 
A Colombiatex apresenta, em 9.300 metros quadrados de exposição, matérias-primas têxteis e outros serviços relacionados ao setor, com cerca de 520 expositores. Essa é uma das 24 ações internacionais de que o Projeto Orchestra Brasil deverá participar em 2013. Após a feira, os móveis da Butzke ambientarão a Casa Natura, em Medellín, em uma iniciativa em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). 
 
O calendário do Projeto Orchestra Brasil, promovido por Sindmóveis e Apex-Brasil desde 2006, inclui ações de promoção comercial e de posicionamento do setor moveleiro no exterior. Destinado à inserção competitiva das fabricantes insumos, componentes, tecnologias e serviço de design para o setor moveleiro no mercado externo, o projeto conta com a participação de 68 empresas e 25 estúdios de design.