Segmentação das empresas participantes deve potencializar processo de internacionalização
O Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, uma parceria entre o Sindicato das Empresas do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vem apresentando às empresas participantes seu novo planejamento estratégico, com diretrizes para os próximos cinco anos. O novo direcionamento fortalece as ações de inteligência comercial, com pesquisas de mercado e sondagem de oportunidades, e segmenta as empresas por nível de internacionalização.
A criação de subgrupos dentro do projeto atende uma demanda das próprias participantes, que sentiam a necessidade de um direcionamento das ações propostas. O processo inicia ainda neste ano e segue até 2014, com estruturação de cinco níveis de empresas – de não exportadora a efetivamente internacionalizada. A segmentação será centrada em competências, como gestão empresarial para exportação, técnicas específicas do setor, negociação internacional, inteligência e posicionamento e promoção da imagem setorial.
Outro ponto crucial do planejamento estratégico é o máximo aproveitamento da inteligência comercial, com pesquisas permanentes nos mercados-alvo e busca de novos destinos para as empresas exportadoras de insumos, componentes, tecnologias e serviço de design para o setor moveleiro. Cada participante terá que cumprir etapas para subir ao próximo nível e, com isso, receber mais investimentos por parte do projeto.
Segundo a presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, o projeto incrementa as possibilidades de negócios para empresas já exportadoras e abre caminho para aquelas que ainda não alcançaram o mercado externo. O número de participantes praticamente dobrou desde o início de 2011 e o valor exportado vem crescendo, em média, 9,5% anualmente desde o início do projeto, há seis anos. A segmentação que se inicia em 2013, para a presidente, resultará em ações melhor direcionadas à capacidade de produção e maturidade de cada empresa. “O projeto oferece as condições para internacionalização e o engajamento das participantes cria um círculo virtuoso para o fortalecimento do setor como um todo”, afirma.
O Projeto Orchestra Brasil conta atualmente 100 empresas, que participam de ações comerciais e de fortalecimento do setor em 11 mercados-alvo: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Canadá e Turquia. Em 2012, as integrantes do projeto tiveram incremento de 16,8% no valor exportado, evolução que se mantém em 2013. No primeiro bimestre, as exportações já cresceram 8,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Assim como ocorreu em 2012, os Estados Unidos foram os maiores responsáveis pelo crescimento verificado.
Projeto Orchestra Brasil define planejamento para os próximos cinco anos
29/04/2013