Uma comitiva do Sindmóveis está em Brasília nesta quinta-feira apresentando sua estratégia de posicionamento e geração de negócios para a vertical de serviços de design do Projeto Orchesta Brasil. A entidade detalhará suas ações a entidades como o Sebrae nacional, Senai nacional, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O Sindmóveis aposta no design como estratégia competitiva para a indústria moveleira desde 1988, com a criação do prêmio Salão Design, atualmente o maior do gênero na América Latina. Em 2007, a entidade lança ao mercado a feira Casa Brasil, um evento de design e negócios, com exposição de produtos contemporâneos de alto padrão para arquitetura e decoração, exposições culturais e seminários internacionais. Já no ano de 2012, o convênio de cooperação técnica e financeira entre Apex-Brasil e Sindmóveis inclui o serviço de design como um dos segmentos apoiados pelo Projeto Orchestra Brasil.
Atualmente, o plano de negócios desenvolvido pelo Projeto Orchestra Brasil para os designers visa o ingresso no mercado dos Estados Unidos por meio de atributos diferenciadores de competitividade – como sustentabilidade, inovação, utilização de matérias-primas diversas e design. Esse modelo de negócio está inserido na macroestratégia de reposicionamento da indústria do mobiliário brasileira, a quinta maior do mundo.